Auto Estima Cristã

Todos Artigos

Crédito da Imagem:
Britus Digital, Angola

Muito de nossa baixa auto-estima origina-se na maneira como encaramos nossas falhas, nossos pecados. Não gostamos de nós mesmos por causa das coisas erradas que fazemos, da nossa forma errada de ser. Também podemos ter uma baixa auto-estima quando aceitamos a opinião dos outros a nosso respeito. Eles podem estar errados! Ás vezes pensamos mal de nós mesmos, e os outros concordam.

Auto estima cristã. Como olhar para mim mesmo?

Mas, Deus olha aquilo que podemos ser! Nosso Deus é o Deus do potencial. Ele vê o que podemos ser se confiarmos nEle. Leia 2 Pedro 1:4 e 1 João 3:2.

Veja Salmo 8:3-5. O problema é que a visão que temos de nós mesmos pode ser muito distorcida. Geralmente acabamos nos extremos. Se essa é a situação, como você poderia ver a si mesmo com clareza? Algumas sugestões:
1- Total honestidade. Faça uma lista daquilo que gostas em em ti mesmo, e do que não gosta. E não deixe que ninguém veja sua lista!

2- Pergunte a pessoas que você valoriza e nas quais confia. Certifique-se de que o momento é certo, é claro, mas tenta obter opiniões de pessoas que serão sinceras com você.

3- Pense sobre seu passado e presente, suas realizações e suas falhas. As falhas não são necessariamente más. Lembre-se de que provavelmente aprendemos mais através de nossos erros do que de nossos acertos.

4- Chegue a uma conclusão sobre o que perturba mais em ti mesmo. Pense numa maneira de mudar isso. Decida se quer realmente mudar.
Nossa natureza pecaminosa pode destruir nossa auto-estima, principalmente se pensarmos que Deus também está contra nós (Romanos 3:10).
Mas, Deus está contra o pecado, e não contra você.
Deus o valoriza como um amigo especial e único em Seu vasto Universo. Valemos tanto para Deus que Lhe custamos um alto preço. Pense... não há ninguém igual a nós no universo inteiro. Somos indivíduos, e Deus não quer perder nenhum de nós.

Nossa auto-estima é um tipo de fotografia mental que temos de nós mesmos. Mas, nossa visão é influenciada por nossas experiências passadas, nossa história. Olhamos para trás e gostariamos de ter feito algumas coisas de forma diferente. Mas, até certo ponto, aquilo que fizemos tornou-nos o que somos hoje.
Então, o que é auto-estima cristã? É desejar ser a melhor pessoa possível, em todos os aspectos, principalmente em relação a Deus.

Lembre-se de que auto-estima não é orgulho; não é olhar para nós mesmos e achar que somos pessoas maravilhosas. Ao invés disso, é olhar para nós mesmos e agradecer tudo que Deus realizou por nós, e em nós.

Categorias